Segmentar ou não segmentar?

Independente do produto ou serviço que uma empresa disponibiliza para o mercado, seja ele online ou offline, uma coisa é certa, a empresa precisará conhecer muito bem o mercado no qual vai atuar.

Existe uma ferramenta para se fazer análise de cenário de risco, trata-se da análise SWOT. Uma das possibilidades de uso é analisar e avaliar a Potencialidade, Fraqueza, Oportunidade e Ameaças de um negócio (PFOA).

Pesquisando Público Alvo

Pesquisa

Pense no que as pessoas que frequentam academias e praticam exercícios regularmente têm em comum com pessoas intolerantes a lactose ou outro tipo de alimento. Elas precisam de uma alimentação balanceada e personalizada para cuidar da saúde.

Se o público consumidor do produto for muito restrito e segmentado a comportamentos, idade, sexo ou determinadas regiões, uma estratégia que pode ser utilizada é abrir o leque de fontes de receitas para perfis de pessoas que tenham algo em comum com o negócio.

As fontes de receita abaixo são um exemplo para um negócio de Marmitas Fitness, com capacidade para atender um público específico.

Fonte de Receita 1 – Marmitas Fitness

Uma linha de marmita sob medida, elaborada de acordo com um cardápio devidamente dimensionado por nutricionistas parceiras. O cliente recebe em casa sua alimentação da semana balanceada e praticamente pronta. Apenas 5 minutos no micro-ondas e estará pronta para degustação.

Fonte de Receita 2 – Suplementos

Esta linha de produtos tem por objetivo compor o faturamento da empresa como um adicional à principal atividade. O delivery de suplementos.

Dentro disso o grande desafio e estimular a frequência de compras dos clientes. Para isso é necessário montar kits baseados em uma suplementação mínima de acordo com o treino e objetivo de cada cliente.

Fonte de Receita 3 – Alimentação Balanceada

Outro componente do mix de produtos a serem oferecidos seria a linha de produtos free (Sem Glúten, Sem Lactose, Orgânicos e Integrais).

Delimite seu público

Ao invés de oferecer marmitas para pessoas que simplesmente sentem fome, no exemplo acima a delimitação do público foi aplicada e o produto oferecido para pessoas que querem cuidar da saúde de diferentes formas, seja frequentando uma academia ou somente mantendo hábitos saudáveis na alimentação.

Crie uma oferta

Com o público definido chegou a hora de criar uma oferta para eles. Com as informações em mãos crie ofertas que atendam ao máximo as necessidades de seus consumidores em potencial. Por exemplo, ao criar uma oferta para pessoas que têm hábitos alimentares saudáveis, talvez seja razoável considerar ofertar produtos orgânicos.

Defina uma estratégia de comunicação

“Aqui, tudo depende do tipo de negócio e do público a que se pretende chegar. Procure identificar os principais canais através dos quais será possível chegar a seus clientes e defina ações para eles, levando em conta o grau de retorno de cada um e os custos. “Uma loja de bairro, por exemplo, pode utilizar canais específicos da região onde está localizada, como jornais de bairro, mala direta nos edifícios, e-mail marketing, panfletagem etc.”

Fonte: endeavor.com.br

Escute o que o público consumidor tem a dizer

O feedback dos clientes poderá servir para melhorar a qualidade do seu produto ou serviço. Escute o máximo de consumidores e se possível crie uma pesquisa de satisfação, estas informações vão melhorar os resultados do negócio. Observe também o comportamento de compra do consumidor, isso é sempre útil.

Conhecer os hábitos e desejos do consumidor é fundamentar pois este conhecimento poderá tornar as estratégias de marketing ser mais assertiva.

 

Fonte: Endeavor

 


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