Mobile Friendly

O que é? Como saber se o teu site está acompanhando esta tendência?

No link.estadão, podemos ter acesso aos dados da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e divulgada em 13 de abril de 2016, nela podemos ver que o Brasil chegou a 168 milhões de aparelhos celular, os chamados smartphones, em uso; um crescimento de 9% em relação a 2015, ainda segundo o estudo a previsão é que esse número chegue a  236 milhões nos próximos dois anos. Veja pesquisa.

Com estas informações, elaborar novas estratégias que facilitam a comunicação com o usuário, melhorando sua experiência na internet é vital para manter o canal de comunicação com as novas gerações sempre ativo.

 

Mobile Friendly
 

 

O acesso a informação está facilitado e os aplicativos para internet estão cada vez mais intuitivos e acessíveis, então, é preciso adotar uma nova postura no que diz respeito a promover aos usuários uma melhor experiência quando o este realiza suas ações na rede, seja uma atividade de compra ou uma simples navegada do site da sua empresa.

Mas o que é mobile friendly?

Esse termo é usado para descrever sites que podem ser usados tanto em Desktop (computadores de mesa) quanto em smartphones ou tablets, sem perder suas características funcionais e sua qualidade na transmissão da informação. O Google disponibiliza uma ferramenta chamada: Webmastertools. Ela permite fazer uma avaliação e saber se o site da tua empresa é mobile friendly ou não. Veja esta avaliação.

Mobile Friendly Negativo

A avaliação acima, é de um site que não tem sua navegabilidade adaptada para smartphone ou tablets.

Vale lembrar que sites que não são adaptados para dispositivos móveis passaram, a partir de abril de 2015, a não aparecer no ranking de buscas para dispositivos móveis, ou seja, caso um usuário faça uma pesquisa em seu smartphone sobre um produto que sua empresa oferece e o seu site não for adaptável, ele sequer aparecerá no resultado da busca. E vemos que as buscas por sites nestes dispositivos têm crescido consideravelmente.

Se você decidir fazer a avaliação do seu site e perceber que ele não está adaptado para smartphones e tablets, não se preocupe tanto, ainda não é o fim.

Atualmente existem no mercado, algumas ferramentas para desenvolvedores que possibilitam programar sites já adaptáveis, entre elas, as mais usadas são: Wordpreess e Joomla, além disso, há empresas especializadas neste tipo de trabalho.

Ter presença marcante na internet deve fazer parte da estratégia de comunicação de qualquer empresa, seja ela um e-commerce ou não. E com os números demonstrados acima, é preciso estar presente nos vários tipos de dispositivos utilizados atualmente.

Veja abaixo a avaliação de um site que tem sua navegabilidade adaptada para smartphones.

Mobile Friendly Positivo

Existem diversas vantagens em ter um site mobile friendly, veja algumas:

  • Melhor experiência do Usuário;
  • Gestão facilitada para e-commerce;
  • Ferramentas de marketing disponíveis, como: SEO, Remarketing;
  • Melhor posicionamento nos mecanismos de busca;
  • Carregamento eficaz de dados;
  • O site se torna acessível a todos os navegadores.

Estas são algumas vantagens que uma empresa pode ter ao tornar seu site adaptável, abrindo mais portas para alcançar seus potenciais clientes. Estar atento às mudanças de comportamento do consumidor, é essencial para qualquer empresa, “adotar uma postura de mobile friendly no website ou na plataforma de e-commerce é fundamental para que o consumidor tenha uma boa experiência ao navegar.

Com o espaço limitado do visor, terá que existir, obrigatoriamente, uma adaptação da forma do conteúdo. Acima de tudo, é necessário focar no que mais interessa, ser conciso e preciso: conteúdo fácil de ler, os detalhes de contato bem visíveis e acessíveis. Em suma, favorecer a usabilidade em detrimento da espetacularidade.

Redação: Lucas Deibson
Design: Gabriela Cruz
Revisão: Alzira Xavier
Referência: E.life Group – Tendências Digitais 2016
estadao.com.br


Categorias