Mobile Friendly como estratégia de comunicação.

Várias empresas estão investindo em plataformas mobile, porém a outra grande parte delas não está dando a atenção devida para esta questão.

Em um olhar geral, vemos que o mobile friendly representa 5% de todo investimento publicitário. Ao decidir investir em um site mobile você poderá escutar muito sobre conversão, palavras-chave, ranking, links patrocinados e algumas promessas de posicionar seu site em primeiro lugar nas pesquisas do Google.

Pois bem, vamos voltar um pouco no tempo. Durante a revolução industrial sabemos que houve uma grande expansão das cidades. As pessoas migraram da zona rural para a zona urbana em grande número, sempre procurando emprego e uma vida melhor.

Com isto houve um “boom” e as cidades cresceram rapidamente, a maioria delas sem o planejamento adequado, isso até hoje se reflete na qualidade de vida das pessoas que moram nelas.

Nesta época a exigência por uma alta capacidade produtiva dos funcionários era muito grande, conforme retratado de uma forma bem humorada no filme Tempos Modernos, do Chaplin.

As mercadorias produzidas eram empurradas para os consumidores através de uma técnica agressiva de marketing e vendas, este era o perfil de comercialização daquela época.

Onde quero chegar com esta breve história?

Lembra que no artigo anterior foi dito que o item mais relevante do seu site é o conteúdo? Pois é, hoje o conteúdo é o rei.

O acesso a informação fez com que os consumidores se tornassem mais bem informados e exigentes, logo, a aplicação daquelas estratégias agressivas de marketing e vendas, que empurravam as mercadorias para os consumidores deu lugar a geração de conteúdo.

Hoje, é o consumidor quem dita as regras do mercado, é para isto que temos as pesquisas mercadológicas, para saber onde estão, quem são, qual o perfil do consumidor de determinado produto, afim de se relacionar com ele e mostrar como sua empresa ou produto poderá atendê-lo quando precisar.

Mas ainda existem empreendimentos que utilizam a mesmas estratégias de 80 anos atrás, porém o mundo mudou, é preciso repensar as estratégias de marketing.

Ao investir em Mobile Friendly, é preciso repensar a experiência do usuário que entra no site da sua empresa. Repense também como está o relacionamento off-line do seu negócio, caso seja uma loja física. Para isto:

  • Pesquise qual o tamanho do seu mercado;
  • Saiba qual produto tem maior margem de lucro e qual é o mais vendido;
  • Encontre um perfil de consumidores que correspondam as expectativas da sua empresa;
  • Defina sua persona a partir deste perfil;
  • Utilize uma linguagem adequada para se relacionar com seu cliente;
  • Segmente seu produto;
  • Crie padrões de atendimento;
  • Tenha um relacionamento de proximidade com o cliente;
  • Tenha como sua estratégia de comunicação estar presente nas plataformas onde seu consumidor está, pode não fazer sentido sua empresa ter um app se o seu potencial consumidor ou cliente não está lá.

mobile friendly como estratégia de comunicação

E falando sobre estratégias de marketing ou comunicação, quais são as ferramentas que podem auxiliar anunciantes na hora de desenvolver um relacionamento com seu consumidor?

No post anterior apresentei 3 ferramentas do Google que auxiliam desenvolvedores e profissionais de marketing: Google Webmastertools, Google Analytics e Google Adwords. Agora irei apresentar um breve detalhamento de cada uma delas.

O Google Webmaster Tools (GWT) é uma ferramenta que torna possível visualizar parte das informações de como o Google interpreta o seu site. É utilizada por profissionais de SEO (Search Engine Optimization – Otimização dos Mecanismos de Busca) responsáveis por otimizar os resultados de busca para determinado produto utilizando palavras-chave que melhor representam um empreendimento.

Google Analytics, é um sistema de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

Seu objetivo não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site e o melhor, esta ferramenta é gratuita.

O Adwords, é o programa de publicação de anúncios do Google. Por meio desta ferramenta, qualquer anunciante pode publicar anúncios do tipo links patrocinados e atingir milhões de pessoas na Internet.

mobile friendly como estratégia de comunicação

Se você está buscando criar credibilidade para sua marca, comece pelo mobile site.

Estamos em um tempo onde atrair a atenção do consumidor está cada vez mais difícil, por outro lado temos ferramentas que tornam possível despertar e atrair esta atenção.

A experiência dele com sua marca deve ser única e inesquecível, as influências negativas tendem a ser lembradas com mais intensidade do que as positivas, isto acontece com todos nós.

Quando você entrou naquela loja e foi mal atendido ou nem foi atendido, provavelmente decidiu nunca mais voltar. Não é diferente no mundo virtual, quando ao entrar em um site para fazer uma pesquisa ou uma compra, percebe que o conteúdo não corresponde ao negócio, ou a navegabilidade é complicada e o visual não é intuitivo, sua reação será a mesma, não acessar novamente.

Portanto se você está começando a empreender, tem um sonho de se tornar um empreendedor ou já tem o seu negócio, pense na experiência que o consumidor terá ao navegar em seu site ou comprar seu produto, pois este momento poderá ser um divisor de águas para formar uma concepção positiva ou negativa a respeito da sua marca.

Fontes: ConversionAcademia do MarketingEcommerce Org

Redação: Lucas Deibson
Design: Gabriela Cruz
Revisão: Alzira Xavier


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