I love Mom

É provável que você também tenha adicionado esta moldura à sua foto de perfil e aderido a campanha promovida pela maior rede social do mundo.

O balde com gelo e outras ações, foram capazes de promover engajamento e voltou os olhares das pessoas para causas de saúde que são graves e afetam pessoas em todo o mundo, ainda que minorias.

Em virtude do dia dedicado as nossas rainhas, comemorado neste 8 de maio, o Facebook ofereceu aos usuários uma ferramenta que permite que um adesivo com a frase “I love mom” (eu amo minha mãe) seja acrescentado a imagem.

A ação faz parte de uma campanha de uma ONG americana chamada Susan G. Komen, que apoia mulheres que estão lutando contra o câncer de mama. A instituição foi fundada em Dallas, no Texas em 1982 por Nancy Brinker, que perdeu uma irmã vítima de câncer em 1980 e, criou a entidade para dar suporte financeiro e emocional para mulheres que sofrem da doença.

Graças ao sucesso da ação e da frase “Together we fight #4everymom” (lutamos juntas por cada mãe, em tradução livre), a ONG acumulou milhares de seguidores no Facebook e a partir desta viralização, pretende arrecadar mais fundos destinados às pesquisas sobre o combate ao câncer e conscientizar muito mais mulheres sobre a importância da detecção precoce dos tumores de mama.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes Silva) no Brasil a estimativa de novos casos para 2016 é de 57.960. Por isso, a importância em ter estratégias de diagnóstico precoce que contribuem para a redução do estágio de apresentação do câncer. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde.

A portaria n°189 de 31 de janeiro de 2014 propõe incentivos financeiros para instituições públicas de saúde que atuam de forma complementar ao SUS, com o serviço de diagnosticar preventivamente a doença realizando os procedimentos de Biópsia/exérese de nódulo de mama • Mamografia bilateral para rastreamento • Mamografia unilateral • Punção aspirativa de mama por agulha fina • Punção de mama por agulha grossa • Ultrassonografia mamária bilateral.

As redes sociais, se utilizadas corretamente são ótimas ferramentas para tornar uma causa conhecida, o conteúdo da mensagem ainda pode se tornar viral quando o assunto esta relacionado a algo tão importante, a saúde. Foi assim com o balde de gelo chamando a atenção para uma doença que até então era pouco conhecida de muitos, a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e oportunamente no último dia 08 de maio com o tema I love Mom, mais uma vez falando sobre o tema, saúde.

Fonte: INCA

http://www.saude.sp.gov.br/

 


Categorias