Gestão de Recursos

Para administrar corretamente os recursos de uma organização é preciso entender exatamente o que são e saber onde determinado recurso deverá ser aplicado para o crescimento da empresa.

Quando se fala em recursos, logo vem à mente o conceito de recursos financeiros, mas não é só esse tipo de recurso que pode levar uma empresa ao sucesso.

Um estudo realizado pela Endeavor que pesquisou dados do Fórum Econômico Mundial analisou e definiu os três principais recursos que uma empresa precisa ter para crescer, vejamos a tabela abaixo.Endeavor Global, Universidade de Stanford, Ernst & Young e o WEF

Fonte: Endeavor

Através desta tabela podemos ver que os principais recursos que uma empresa deve ter e bem administrar para que ela possa crescer são: Mercados Acessíveis, Capital Humano e Financiamento/Investimento.

Mercados acessíveis, esse termo soa complicado, mas é só uma forma de descrever o acesso aos consumidores. Não importa o tamanho da empresa, o acesso a eles já é um passo importante. Estes consumidores são aqueles que enxergam no seu produto ou serviço a solução para algum problema que eles tenham ou que atenda aos seus desejos e necessidades.

Capital Humano também pode ser entendido como mão de obra ou talentos. Toda empresa precisa deste recurso. Investir na capacitação do colaborador irá lapidar o que ele tem de mais importante a oferecer para o crescimento da empresa, o seu conhecimento e talento.

Financiamento/Investimento, agora sim vamos falar de dinheiro. Entre os recursos mais importantes para o crescimento de uma empresa o recurso financeiro ficou em terceiro lugar, mas isso não tira sua importância. O acesso a crédito e investimento é o que vai expandir um negócio e se este estiver bem estruturado alcançando os consumidores certos e com uma equipe talentosa, o retorno do investimento será garantido.

Existem outros recursos também necessários para uma empresa crescer, porém o estudo revelou que na maioria das regiões do planeta 40% ou mais dos entrevistados dizem que um destes recursos não está disponível nas empresas com as quais tem contato.

Então qual recurso deve ser priorizado dentro de uma organização?

Bom… isso dependerá muito do perfil da empresa, porém mesmo com a tecnologia evoluindo e nos trazendo os boots, a inteligência artificial, a internet e muito mais, o Capital Humano sempre será o recurso mais importante de qualquer negócio.

 

Redação: Lucas D. Silva
Revisão: Alzira Xavier


Categorias

Cadastre-se

E receba nossas novidades.